.

domingo, 30 de dezembro de 2007

MENSTRUAÇÃO









Ela se inicia na puberdade, mais comumente entre a faixa etária dos 10 aos 17 anos. A primeira menstruação é chamada de menarca, a partir deste momento, o corpo feminino já se torna capaz de gerar outra vida.Alguns cientistas já se questionaram sobre o porquê do endométrio (revestimento interno do útero, composto por tecido ricamente vascularizado) não permanecer dentro do útero e se regenerar como ocorre com outras partes do corpo, como por exemplo, a PELE e o sistema digestório. Uma das teorias que respondem esta questão, explica que a menstruação é a defesa do organismo feminino contra a invasão de microorganismos que entram no útero junto com os espermatozóides.O Ciclo MenstrualNo início de cada ciclo, o útero se reveste internamente por um tecido ricamente vascularizado (o endométrio), preparando-se para receber o embrião que ali se desenvolverá durante todo o período de gestação.No caso do óvulo ser fecundado pelo esperma, ocorrerá a gravidez, sendo cessada a menstruação durante o período gestacional. Caso isso não ocorra, todo este tecido ricamente vascularizado será perdido através da menstruação. Normalmente este processo ocorrerá mensalmente até que ocorra uma gravidez , ou, até que a ovulação cesse com a chegada da menopausa.Além dos dois fatores já citados acima (gestação e menopausa), o ciclo menstrual pode ser temporariamente interrompido por outros fatores como: desequilíbrio hormonal, subnutrição, algumas doenças orgânicas, ou, ainda, por distúrbios emocionais.A menstruação é controlada pelo hipotálamo (parte do cérebro que controla o sistema nervoso) e pela glândula pituitária ou hipófise, responsável pela produção de hormônios importantes como o estrogênio (que estimula a formação do endométrio) e progesterona (que estimula a manutenção do endométrio, mantendo a gravidez).Dismenorréia e TPM Muitas mulheres sofrem com sintomas doloridos e desagradáveis durante o período menstrual, como por exemplo, a dismenorréia (cólica menstrual) e a TPM (tensão pré-menstrual).A dismenorréia ocorre pela contração uterina que resulta em espasmos. Acredita-se que estes são estimulados por um hormônio chamado prostaglandina (produzido na metade do ciclo). Como terapêutica, são usados contraceptivos orais e outros tipos de medicamentos capazes de reduzir a produção deste hormônio.A TPM é um outro sintoma menstrual que também causa sofrimento em grande parte das mulheres. Seus sintomas mais conhecidos são algumas alterações comportamentais como aumento da irritabilidade, ansiedade, tensão, fadiga, depressão, excitação, tristeza, alteração do apetite, etc. Além dos sintomas comportamentais, a TPM também pode causar sintomas físicos como retenção de líquido, dores musculares, dores de cabeça, maior sensibilidade mamária, etc.

terça-feira, 25 de dezembro de 2007



Afta


ir para:
navegação, pesquisa


Afta (no círculo azul) na mucosa do lábio inferior.
Afta (ou Estomatite aftosa) é uma
ferida na mucosa bucal, é uma ferida considerada limpa, pois não é provocada por microorganismo algum, como bactéria ou fungo. Caracteriza-se como áreas de erosão (com rompimento do tecido epitelial e exposição do tecido conjuntivo) em qualquer local da cavidade bucal. Geralmente ocasiona reação inflamatória de intensidade leve ou moderada associada à dor, por expôr o tecido conjuntivo (e suas terminações nervosas) em contato direto com o meio bucal.
Pouco se conhece sobre a etiopatogenia das aftas. Dados científicos sobre o assunto sugerem que a aftose provavelmente seja uma manifestação comum a diversas
doenças, causada por mecanismos distintos, geralmente de natureza imunológica. Geralmente a lesão regride de 1 a 2 semanas (mas pode persistir por um período incerto).
Segundo a crença popular,
alimentos e frutas ácidas como o abacaxi e o limão, assim como temperos picantes, podem funcionar como possíveis indutores da formação de aftas, preferencialmente em quem já apresenta tendência para o problema. Mas os principais desencadeadores das lesões são o stress e trauma local (por doenças dentárias ou próteses mal adaptadas). Outros fatores também podem causar ou contribuir como: doenças sistêmicas, imunopatias, deficiências nutricionais, alergias, doenças auto-imunes e reações a determinados tipos de medicamentos.

Incidencia
Ocorre em 20% a 50% da população mundial. A tendência começa na adolescência e se agrava na faixa dos 30 e 40 anos, fase em que o aumenta o do stress. Com o avanço da idade a tendência diminui e por vezes, o problema desaparece por completo.
Caracteristicas
As aftas surgem na maioria das vezes em pessoas saudáveis; A afta comum não provoca febre nem mau hálito; Não tem cura definitiva, é um problema que vai e volta; Não é transmissível de uma pessoa para outra; As feridas são limpas, pois não há nelas fungos ou bactérias que desencadearam o problema.
Possíveis Causas
A teoria mais aceita é a de que pessoas com afta está com alguma deficiência no sistema imunológico, que pode ser atribuída, entre outras coisas, a:
Predisposição genética; Tensão pré-menstrual; Deficiência nutricional.
Tratamento
Depende do indivíduo o tratamento visa aliviar os sintomas, prevenir o aparecimento de novas aftas e diminuir a gravidade do surto.
Bicarbonato de sódio: serve para diminuir a dor, pois destrói as células nervosas responsáveis por ela. Faz a afta demorar ainda mais a desaparecer. O bicarbonato destrói os tecidos saudáveis da mucosa.
Anti-inflamatório
corticóide: é muito usado em bochechos ou em pomadas apropriadas. Há também injeções anti-inflamatórias que são aplicadas sobre a lesão.
ATENÇÃO: Se o problema persistir por mais de 20 dias procure um médico, pode ser alguma doença grave(exe. AIDS
).

sábado, 22 de dezembro de 2007


Catapora - Vacina


A catapora ou varicela, como é conhecida tecnicamente, é uma doença muito contagiosa, causada por um vírus do grupo herpes - o vírus da varicela-zoster. As pessoas com catapora normalmente apresentam febre e lesões na pede de vários tipos.
Quais são os sinais e sintomas da catapora?
Como se transmite a catapora?
Em que época a catapora é mais comum?
Em que idade a doença é adquirida?
Quais são as principais complicações associadas à catapora?
Quais são os grupos de risco para as complicações da varicela?
É possível prevenir a varicela com vacina?
Como é feita a vacina contra a varicela?
Quais são as reações adversas da vacina?
A pessoa que já teve varicela já está imunizada ou é melhor fazer o teste sorológico antes de administrar a vacina?
Qual a eficácia das vacinas contra a varicela?
Isto quer dizer que a criança pode não ficar protegida após a vacinação?
O que é a síndrome da varicela modificada?
Existe risco de o indivíduo vacinado transmitir varicela para pessoas não imunes?
Quais são as contra-indicações e precauções em relação à vacina?
Qual a duração da proteção conferida pela vacina?
Existe risco de a vacinação contra a varicela levar a um aumento na incidência de zoster?
A vacinação contra varicela é capaz de prevenir a doença após a exposição?
Quais são os cuidados após a vacinação?

sábado, 15 de dezembro de 2007


Cisto Ovariano e Ovário Policístico


O primeiro refere-se a pequena coleção de líqüido que aparece em um ou em ambos os ovários. Pode causar discreta dor em um lado na região baixa do abdômen, sem relação com a menstruação. Não causa obesidade, alterações hormonais, nem alterações menstruais. Muitas vezes, os cistos ovarianos são assintomáticos e são descobertos por acaso durante a realização de ultra-som ou mesmo durante uma cesárea.
Imagem de um Ovário normal
Os cistos menores que 6 cm de diâmetro podem ser tratados clinicamente - existe possibilidade de regressão de tais cistos apenas com o uso de anovulatórios orais. Aqueles, por outro lado, acima deste tamanho devem ser retirados cirurgicamente, por laparotomia (isto é, opera-se o abdômen, de maneira semelhante ao que se faz na cesárea) - de preferência - ou por laparoscopia (introdução de cânula de endoscopia no abdômen) - desde que o cisto não seja muito grande nem a paciente obesa.

Imagem de um Cisto Ovariano
Quando ocorrem distúrbios no ciclo menstrual, obesidade, muitas vezes acompanhados de acne ("espinhas") e hirsutismo (aumento da quantidade de pelos ou mudança na sua distribuição), podemos estar diante de outra doença, a Síndrome dos Ovários Policísticos (S.O.P.) - também conhecida como Síndrome de Stein-Leventhal - causa importante de esterilidade conjugal.

Imagem de um Ovário Policístico
Ao contrário do anterior, a SOP é acompanhada de intensas e complexas anormalidades hormonais que são, ao mesmo tempo, causa e conseqüência desta doença. Na prática, é multiforme, isto é, assume várias formas, desde a mais leve, com poucos sintomas, até a mais acentuada, com todas as alterações citadas. Há também diversas graduações dos quadros intermediários.
Para o diagnóstico várias dosagens hormonais são necessárias, além do ultra-som. É importante também fazer o diagnóstico diferencial, isto é, procurar outras doenças que, embora menos freqüentes, podem dar origem aos mesmos sintomas.
O tratamento da SOP é feito com ênfase em um de três objetivos, dependendo de qual seja o predominante em cada paciente:
1º regularização do ciclo menstrual;
2º tratamento da esterilidade;
3º melhora do hirsutismo.
A obesidade vai diminuindo automaticamente à medida que o tratamento prossegue. Utiliza-se o tratamento clínico, mas os medicamentos dependerão do objetivo estabelecido e dos resultados dos exames.
É altamente aconselhável a consulta a um ginecologista com especialização na área de Ginecologia Endócrina; este encontra-se mais afeito aos meandros e dificuldades próprios ao manejo desta doença.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Meningite

O que é

É uma inflamação das membranas que recobrem e protegem o sistema nervoso central - as meninges. A meningite pode ser de origem viral, adquirida depois de alguma gripe ou outra doença causada por vírus, ou de origem bacteriana, normalmente mais branda.

Existem várias bactérias que podem ocasionar a meningite. Uma forma contagiosa da doença é a causada pelo meningococo que transmite a doença pelo ar. Outra forma de contágio é o contato com a saliva de um doente.
A bactéria entra no organismo pelo nariz e aloja-se no interior da garganta. Em seguida vai para a corrente sangüinea

Pode ocorrer dois caminhos: cérebro ou difusão pelo corpo (bacteremia), causando uma infecção generalizada conhecida como septicemia.

  1. Dura - Máter
    Camada mais externa, que na maioria dos casos não é atingida pela meningite.

  2. Aracnóide
    Camada intermediária cujo nome vem das travessas finas que lembram a teia de aranha.

  3. Pia - Máter
    Camada interna, que adere ao encéfalo e acompanha todo seu relevo

Sintomas
Em bebês de até um mês:
irritabilidade, choro em excesso, febre, sonolência e moleira fica estufada, como se houvesse um galo na cabeça da criança;

acima desta idade:
a criança ainda tem dificuldades de movimentar a cabeça;

a partir dos cinco anos:
febre, rigidez da nuca, dor de cabeça e vômitos em jato.


As meningites:

As meninges são membranas que recobrem o cérebro e a coluna vertebral. As meningites são infecções que acometem estas membranas. Vários são os agentes etiológicos: Bactérias, vírus, fungos e parasitas.

O que ocorre: Quando as meninges são atacadas por um microorganismo o corpo reage com suporte de leucócitos (células de defesa) para a região das meninges, lá a reação entre as células de defesa e o agente infeccioso causa uma reação inflamatória.

Esta reação inflamatória é característica pelo aumento do número de leucócitos e formação de anticorpos contra aqueles agentes. E é demonstrada através do líquor cefalorraquidermo que obtemos através da função lombar.

Como fica o líquor: O número de leucócitos aumenta, a reação de defesa faz aumentar a concentração de proteínas e a diminuir a de glicose (açúcar consumido pelas células). Podemos ver os agentes causadores através da Bacterioscopia. E, há a possibilidade de captarmos os anticorpos através de várias reações específicas (Pandy, Contra imunoeletroporese e reação de antígenos bacterianos) inclusive com a possibilidade do diagnóstico etiológico.

Quais os sintomas: febre alta e persistente, dor de cabeça, vômitos em jato rigidez de nuca são os sintomas principais em crianças acima de um ano de idade. Em crianças abaixo de um ano e com a moleira aberta, o aboulamento desta é um excelente sinal.

Em recém-nascidos a suspeita diagnóstica torna-se mais difícil, em geral, choro irritado, hipoatividade, hipo ou hipertemia e gemência devem chamar a atenção para um possível diagnóstico.

A suspeita diagnóstica deve ser feita o mais precoce o possível e a função lombar deve ser feita assim que indicada.

Tão importante quanto o diagnóstico da meningite (doença), ter o conhecimento do agente etmológico (Homophlus influenzae, Naesseria Meningitidis, Esteptococos pneumoniae entre outros) é muito importante pois através do seu encontro poderemos determinar o antibiótico adequado, tempo de tratamento (que vai de dez a vinte e um dias) e a possibilidade da evolução com complicações ou não e, assim estar um passo a frente da doença.

A certeza de qual o agente causador é dada pela cultura do líquor, que apesar de demorada é positiva em média em 50% dos casos aqui no Brasil.

Assim é muito importante não iniciar o uso de um antibiótico (através de auto-medicação) ou indicada sem certeza diagnóstica dado por pessoa habilitada, pois apenas atrasa o diagnóstico da meningite e torna impossível o conhecimento do agente etiológico.

Apesar das importantes melhorias no diagnóstico (atualmente mais precoce) e no tratamento (baixa resistência dos micro-organismos aos antibióticos usados), a meningite ainda se mantém como uma das patologias mais preocupantes em nosso meio, isto porque é bem conhecida a frase "Quando não mata aleija". Isto em parte ainda é verdade, pois as sequelas ainda ocorrem, e vão desde leves dificuldades escolares até a paralisia cerebral, passando por várias formas de defeitos físicos e intelectuais, incluíndo a surdez parcial ou completa.

Em conclusão: A meningite, doença importante em nosso meio, tem atualmente rápido diagnóstico e tratamento eficaz. Desde que haja precocidade na investigação e esta não seja atrasada pelo uso inadequado de antibióticos.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2007






Conheça melhor a pele

Dissipa calor excessivo do corpo através do suor

O organismo humano está adaptado para funcionar à temperatura de 36,5 º C. Quando a temperatura começa a subir, o corpo precisa dissipar o calor. Então, através das glândulas sudoríparas produz o suor.

... E porque o suor elimina calor?

Os elementos precisam ganhar ou perder energia para mudar seu estado físico: ganhar energia para mudar do estado líquido para o gasoso e perder energia para mudar do estado líquido para o sólido.

É o que acontece com o suor. Ele é uma gotícula de água sobre a pele que precisa evaporar. Para isso, vai “roubar” energia da superfície da pele, esfriando-a.

O sangue que percorre os vasos sangüíneos da pele também se esfria e ao circular pelo organismo, esfria todo o corpo.

Nos dias quentes, para perder calor com maior rapidez, ocorre dilatação do calibre dos vasos sangüíneos que percorrem a pele. Esse processo denominado vasodilatação, faz com que a pele fique avermelhada.

sábado, 1 de dezembro de 2007

CANAL


O que é o tratamento de canal?
Ele consiste na remoção da polpa dental, uma estrutura viva que contém, entre outros elementos, nervos e vasos sangüíneos.
Por que um dente necessita de tratamento de canal?
De modo geral, o tratamento é indicado em duas situações: 1)
quando a polpa vital se apresenta inflamada, com dor espontânea
(pulpite) em decorrência da exposição da dentina por cárie
profunda, fratura da coroa, retração gengival etc; ou 2)
quando a polpa perde a vitalidade (polpa necrosada) e compromete

a estrutura que envolve a raiz, provocando inflamação da
membrana

periodontal e do osso de modo assintomático (granulomas e cistos)

ou com dor (abscesso).
O dente que apresenta tratamento de canal é considerado um
dente morto?
Não, pois embora o dente não contenha mais a estrutura vital no
seu interior (a polpa), o dente é envolvido em toda a sua superfície
externa por um ligamento vivo (membrana periodontal), permitindo
que esse elemento dental continue a executar suas funções normais
sem nenhum prejuízo.
O tratamento de canal enfraquece os dentes?O que causa enfraquecimento
do dente é a perda da estrutura dental causada geralmente pela cárie
que, por sua vez, leva o dente a necessitar do tratamento de canal.
Quantas sessões são necessárias para realização do tratamento de canal?
Se o profissional tiver experiência e habilidade suficientes, pode realizar o
tratamento de canal em apenas uma sessão, especialmente se o dente não
estiver infectado (se não houver presença de bactérias no canal). Na presença
de pus, hemorragia persistente, tumefação ou em retratamentos e casos especiais,
os tratamentos de canal podem ser realizados em sessões múltiplas.
Por que algumas vezes é necessário realizar o retratamento do canal?
Quando o tratamento de canal anterior não foi bem executado por algum motivo
(dificuldades anatômicas, raízes com curvaturas acentuadas, canais calcificados
etc., ou quando o dente não foi devidamente restaurado, pode ocorrer a
recontaminação
do canal pelas bactérias presentes na saliva, levando à necessidade de
retratamento.
O dente com canal tratado pode voltar a doer algum dia?
Sim. Mesmo que o tratamento de canal tenha sido bem executado, o dente
pode voltar a doer se não receber restauração definitiva ou se ocorrer uma
cárie profunda, permitindo a recontaminação do canal.
Figura 1 - A) molar inferior com polpa necrosada (PN) e infectada, com lesão
óssea (setas). B) fotografia intrabucal mostrando tumefação (abscesso – setas).
C) tratamento de canal (TC) realizado em julho de 1991. D) radiografia tirada
após 10 meses, mostrando formação de osso no local onde havia a lesão.