.

sábado, 31 de maio de 2008

VERRUGAS






Verruga ( PESQUISA)
O que é?
As verrugas virais são lesões causadas pelo papilomavírus humano (HPV). São auto-inoculáveis (podem se disseminar pela pele através do contato das lesões com áreas não atingidas) e transmitidas pelo contato direto com pessoas contaminadas.
Manifestações clínicas
As verrugas virais podem se apresentar de várias formas de acordo com a sua localização:
Verruga vulgar: as lesões são verrucosas, endurecidas, de superfície áspera e coloração esbranquiçada. Algumas apresentam pontilhado escuro. Isoladas ou coalescentes, podem variar de milímetros a centímetros de diâmetro. As áreas mais atingidas são as extremidades dos membros, sendo muito frequentes nas mãos, cotovelos e joelhos. Quando atingem os cantos das unhas recebem a denominação de verrugas peri-ungueais. Mais frequentes nas crianças.
Verruga plana juvenil: as lesões são pequenas, de superfície plana e em grande número. As regiões mais atingidas são a face e os membros. Mais frequentes em adolescentes.
Verruga plantar: localizadas nas plantas dos pés estas lesões crescem para dentro da pele, devido ao peso do corpo sobre elas. Confundidas muitas vezes com calosidades as lesões, quando curetadas, mostram uma superfície irregular e pontos escuros no seu interior. São dolorosas e muitas vezes atrapalham o caminhar.
Verruga filiforme: mais frequentes na face e pescoço, este tipo de verruga forma projeções digitiformes (semelhantes a dedos) e é mais comum em pessoas idosas.
Condiloma acuminado: na região genital ou peri-anal, as lesões das verrugas são mais macias, úmidas e variam de pequenos pontos esbranquiçados a grandes lesões vegetantes (aspecto de couve-flor). Mais comum em adultos, podem ser adquiridas por transmissão sexual.
Tratamento
O tratamento das verrugas consiste na sua destruição, que pode ser feita através de procedimentos cirúrgicos (eletrocoagulação e curetagem), pela cauterização química das lesões (uso de substâncias cáusticas sobre as lesões) ou pela crioterapia (destruição das lesões pelo nitrogênio líquido). Quando as lesões ocorrem em grande número, pode ser necessária a estimulação imunológica do paciente para que o seu próprio organismo elimine as lesões. O tratamento adequado para cada caso deve ser indicado pelo médico dermatologista Associar ao tratamento o estímulo psicológico pode ser de grande ajuda. É conhecido o fato de existirem inúmeras simpatias para o tratamento das verrugas. Sendo um doença viral, o estímulo à defesa orgânica pelo subconsciente ajuda o organismo a eliminar as lesões.

quinta-feira, 22 de maio de 2008


Afta


Afta (no círculo azul) na mucosa do lábio inferior.
Afta (ou Estomatite aftosa) é uma ferida na mucosa bucal, é uma ferida considerada limpa, pois não é provocada por microorganismo algum, como bactéria ou fungo. Caracteriza-se como áreas de erosão (com rompimento do tecido epitelial e exposição do tecido conjuntivo em qualquer local da cavidade bucal. Geralmente ocasiona reação inflamatória de intensidade leve ou moderada associada à dor, por expôr o tecido conjuntivo (e suas terminações nervosas) em contato direto com o meio bucal.
Pouco se conhece sobre a etiopatogenia das aftas. Dados científicos sobre o assunto sugerem que a aftose provavelmente seja uma manifestação comum a diversas doenças, causada por mecanismos distintos, geralmente de natureza imunológica. Geralmente a lesão regride de 1 a 2 semanas (mas pode persistir por um período incerto).
Segundo a crença popular, alimentos e frutas ácidas como o abacaxi e o limão, assim como temperos picantes, podem funcionar como possíveis indutores da formação de aftas, preferencialmente em quem já apresenta tendência para o problema. Mas os principais desencadeadores das lesões são o stress e trauma local (por doenças dentárias ou protéses mal adaptadas). Outros fatores também podem causar ou contribuir como: doenças sistêmicas, imunopatias, deficiências nutricionais, alergias, doenças auto-imunes e reações a determinados tipos de medicamentos.

sábado, 3 de maio de 2008

ENXAQUECA





Enxaqueca







Muitos fatores podem desencadear uma crise de dor nas pessoas que têm enxaqueca. Alguns deles são:
Fatores emocionais e estresse
Dormir mais ou menos que o habitual
Menstruação e fatores hormonais
Passar mais de 5 horas seguidas sem se alimentar
Certos alimentos e bebidas como frutas cítricas, café, chá e refrigerantes a base de cola, chocolates, frituras e gorduras.
Sob efeito desses fatores, é disparada uma reação dentro do sistema nervoso que faz com que seja liberada dentro dos vasos a serotonina. Com isso, os vasos diminuem de diâmetro e é iniciada a dor.
Depois, com a diminuição do volume de serotonina, acontece a vasodilatação e iniciam-se as pulsações. Nesta fase, o sistema reticular no tronco cerebral é excitado, estimulando os centros vegetativos. Por isso, algumas pessoas sentem náuseas, cólicas, taquicardia e sudorese.
O tratamento da enxaqueca é medicamentoso. Se o paciente apresentar, normalmente, uma ou duas crises por mês, é feito o tratamento com medicamentos a base de triptanos. Se apresentar mais crises, é feito o tratamento preventivo ou profilático.

sexta-feira, 2 de maio de 2008

FIBROMIALGIA

Tratamento da Fibromialgia e Fadiga Crónica

Fibromialgia e Fadiga crónica
A Fibromialgia tem cura há .... muitos anos!
Quer a fibromialgia quer a fadiga crónica têm cura já há muitos anos.
A fibromialgia e a fadiga crónica são duas situações para as quais já existe cura há muitos anos.
Já há vários anos que existem tratamentos e soluções para curar e ultrapassar quer a fibromialgia e quer a fadiga crónica apesar de só agora elas começarem a ser conhecidas e divulgadas.
Eliminar e ultrapassar a fibromialgia é possível !!!
Infelizmente a medicina clássica e as medicinas complementares ainda não têm uma cura para a fibromialgia nem para a fadiga crónica e dessa forma é frequente afirmarem que não existe cura.
No entanto, existem muitas pessoas a livrarem-se da fibromialgia e da fadiga crónica diariamente um pouco por todo o mundo e o mesmo se passa em Portugal.
A fibromialgia é caracterizada por dores em todo o corpo e por alterações a nível do corpo, a nível do sistema sacro craniano, a nível do sistema nervoso e a nível do sistema emocional, e outros.
A fadiga crónica é caracterizada por um cansaço extremo sendo muitas vezes acompanhada por dores no corpo.
Quer na fibromialgia quer na fadiga crónica existem alterações e disfunções a nível do sistema nervoso, do sistema sacro craniano e a nível muscular e outras que estão na base de tais problemas.
Infelizmente estas alterações e disfunções são muitas e de variada ordem pelo que é preciso saber detectá-los e corrigi-los.
O facto das causas da fibromialgia e da fadiga crónica serem muitas e o facto dessas causas não serem detectáveis nos exames médicos, levou à crença que nada se podia fazer.
Já há muitos anos que se sabem quais as causas por detrás deste problema assim como as soluções para ele.
As causas da fibromialgia e da fadiga crónica devem-se a alterações a nível do corpo, do sistema sacro craniano, do sistema nervoso, do sistema emocional, e outras.
A solução para a fibromialgia e para a fadiga crónica passa por normalizar o sistema sacro craniano e todo o corpo, bem como o sistema nervoso, o sistema emocional e outras alterações.
Resolver as causas da fibromialgia é a única maneira de se conseguirem resultados eficazes e duradouros.