.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

INTOXICAÇÃO ALIMENTAR POR SALMONELLA


INTOXICAÇÃO ALIMENTAR POR SALMONELLA

O que é

Salmonelose é uma doença infecciosa provocada por um grupo de bactérias do gênero Salmonella, que pertencem à família Enterobacteriaceae, existindo muitos tipos diferentes desses germes. A Salmonella é conhecida há mais de 100 anos e o termo é uma referência ao cientista americano chamado Salmon, que descreveu a doença associada à bactéria pela primeira vez.

Como se adquire

A Salmonella é transmitida ao homem através da ingestão de alimentos contaminados com fezes animais. Os alimentos contaminados apresentam aparência e cheiro normais e a maioria deles é de origem animal, como carne de gado, galinha, ovos e leite. Entretanto, todos os alimentos, inclusive vegetais, podem tornar-se contaminados. É muito freqüente a contaminação de alimentos crus de origem animal.

O cozimento de qualquer destes alimentos contaminados mata a Salmonella.

A manipulação de alimentos por pessoas contaminadas que não lavam as mãos com sabonete, pode causar sua contaminação.

Fezes de animais de estimação, especialmente os que apresentam diarréia, podem conter Salmonella, e as pessoas em contato com estes animais podem ser contaminadas e contaminar a outras se não adotarem medidas rígidas de higiene (lavar as mãos com sabonete). Répteis são hospedeiros em potencial para a Salmonella e as pessoas devem lavar as suas mãos imediatamente após manusear estes animais, mesmo que o réptil seja saudável.

O que se sente

A maior parte das pessoas infectadas com Salmonella apresenta diarréia, dor abdominal (dor de barriga) e febre. Estas manifestações iniciam de 12 a 72 horas após a infecção. A doença dura de 4 a 7 dias e a maioria das pessoas se recupera sem tratamento. Em algumas pessoas infectadas, a diarréia pode ser severa a ponto de ser necessária a hospitalização devido à desidratação. Os idosos, crianças e aqueles com as defesas diminuídas (diminuição da resposta imune) são os grupos mais prováveis de ter a forma mais severa da doença. Uma das complicações mais graves é a difusão da infecção para o sangue e daí para outros tecidos, o que pode causar a morte caso a pessoa não seja rapidamente tratada.

Como se faz o diagnóstico

Muitas doenças podem causar as mesmas manifestações que a salmonelose, sendo o diagnóstico, na maior parte das vezes, associado à história alimentar recente. A comprovação de que as manifestações clinicas são causadas pela Salmonella só pode ser feita pela identificação do germe nas fezes da pessoa infectada e é útil somente nos casos mais graves, em que a administração de antibiótico se faz necessária. Este teste usualmente não é realizado em um exame comum de fezes, sendo necessário uma instrução específica ao laboratório para a procura do germe nas fezes. Uma vez identificado pode ser realizada a cultura das fezes para a determinação do tipo específico e qual antibiótico deve ser utilizado para o tratamento.

Como se trata

A infecção por Salmonella usualmente dura de 5 a 7 dias e freqüentemente não é necessário tratamento, sendo suficiente as medidas de suporte e conforto ao paciente. Após este período, a pessoa fica recuperada, podendo permanecer ainda por algum tempo um hábito intestinal irregular. Caso o paciente se torne severamente desidratado ou a infecção se difunda do intestino para outras regiões do organismo, medidas terapêuticas devem ser tomadas, incluindo a hospitalização. Pessoas com diarréia severa devem ser reidratadas através da administração endovenosa de soro. Os casos graves, em que a infecção se difunde, devem ser tratados com antibióticos.

Como se previne

Sendo os alimentos de origem animal uma das principais fontes de contaminação por Salmonella, ovos, carne e galinha não devem ser ingeridos crus, mal-passados ou não completamente cozidos.
Atenção especial deve ser dada aos ovos crus que aparecem sem serem percebidos em um grande número de pratos, como maionese caseira, molho holandês, tiramisu, sorvete caseiro. Estes pratos devem ser evitados.
Carnes em geral, incluindo hambúrgueres e frango, devem ser bem cozidas (não devem estar avermelhadas no centro). Leite não pasteurizado deve ser evitado.
Todos os produtos devem ser bem lavados antes de sua preparação e consumo.
Contaminação entre alimentos deve ser evitada: carnes cruas devem ficar separadas de alimentos que estão sendo preparados, de alimentos já cozidos e de alimentos prontos para serem servidos.
Todos os utensílios de cozinha (tábuas, facas, etc.) devem sempre ser lavados após sua utilização em alimentos crus.
As mãos devem ser lavadas antes do manuseio de qualquer alimento e entre o manuseio de diferentes itens alimentares.
Já que os répteis são portadores em potencial da Salmonella, qualquer pessoa deve lavar as mãos imediatamente após o contato com estes animais.
Répteis, incluindo as tartarugas, não são apropriados como animais de estimação de crianças e não deveriam habitar o mesmo ambiente.

sábado, 13 de junho de 2009



Roncar faz mal? Como parar de roncar? Tratamento e informações sobre ronco!

O hábito de roncar ataca uma grande parcela das pessoas, e está relacionada à problemas como respiração, cansaço ou distúrbios do sono. Mas afinal, como fazer para parar de roncar? Existe cura para o ronco? O que causa? É para isso que escrevo aqui, para dar detalhes sobre como melhorar sua vida se você ronca.

O que causa ou provoca o ronco? Por que ronco?

Bem, primeiro é necessário saber exatamente o que causa o ronco e isso é fácil de ser explicado: é uma perda de tensão na língua e no maxilar inferior, ou simplesmente obstrução parcial das vias respiratórias superiores, também chamado de Ressono. Em geral ocorre durante sonos profundos ou sonhos, e algumas posições facilitam a ocorrência, como dormir de costas.

O consumo de bebidas ou tabagismo (fumo) aumentam a incidência de ronco, bem como amídalas volumosas ou adenóides em tamanho maior do que o normal. Resfriados também levam ao ronco.

Como paro de roncar? O que fazer para parar ou diminuir o ronco?

Existem, sim, soluções para parar de roncar que não envolvem necessariamente cirurgia, salvo em casos de adenóide ou problemas respiratórios. Vamos à elas:

  • Aumentar a umidade do quarto através de umidificadores de ar, facilita na respiração.
  • Dormir de lado ou em outra posição, fazendo testes para encontrar a que concilia maior conforto e menos ronco.
  • Fazer exercícios para os músculos do maxilar, forçando-o para baixo e empurrando-o com a mão para cima, além de empurrar a língua contra os dentes inferiores.

Esse tipo de “tratamento para o ronco” pode não resolver definitivamente seus problemas, mas certamente ajudarão. Ainda não há nada comprovadamente que faça você parar de roncar, entretanto.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

10 MANEIRAS DE LIDAR COM A BURSITE





A inflamação dolorosa de uma bursa é chamada de bursite. Bursas são espécies de bolsas (como o próprio nome já explica) que ficam nas articulações e auxiliam os movimentos funcionando como amortecedores. É causada por impacto ou contusão, esforço repetido ou uso excessivo. Ela pode se desenvolver após a execução de um movimento que você não estava acostumado a fazer ou após o aumento de alguma atividade.

Às vezes, a bursite pode surgir sem deixar pistas do que a causou. Tudo que você sabe, é que dói. A boa notícia é que, uma vez que você reduza a sua atividade, os sintomas da bursite começam a desaparecer. Descubra como acelerar a sua recuperação:

1. Descanse: a dor da bursite pode desaparecer completamente após alguns poucos dias de descanso da junta afetada. Mas isso não significa parar com todos os movimentos, especialmente se o problema for no ombro. Imobilizar o ombro pode “congelar” a junta com aderências (tecido fibroso) e tecido fibroso cicatricial. Apenas pegue leve e tente evitar o movimento ou atividade que causou a dor.

2. Compre sapatos novos: bursite no calcanhar geralmente é causada por sapatos inadequados. A solução é simples: substitua os antigos sapatos por um par mais adequado.

3. Faça uma mudança: se você tem bursite no seu cotovelo ou joelho, mude a atividade que a causou - como se apoiar nos seus cotovelos enquanto lê ou ficar de joelhos - ou use proteção (como joelheiras).

4. Reduza a inflamação: tome uma aspirina de 500 miligramas se tiver dor para reduzir o inchaço associado à bursite. Ibuprofen é uma outra opção (siga as instruções da bula). Mas evite-os se você tiver problemas renais ou se o seu médico disse para evitar aspirina porque pode irritar o estômago. Pergunte ao seu médico sobre o uso de aspirina e ibuprofen se você estiver tomando medicamento para pressão alta.

5. Esqueça o acetaminofeno: ao contrário da aspirina e do ibuprofen, esse analgésico não é um antiinflamatório, e não ajuda no combate à bursite.

6. Coloque gelo: o gelo diminui o inchaço ao reduzir o fluxo sangüíneo na área. Deixe uma bolsa de gelo na junta por aproximadamente 20 minutos, ou o dobro do tempo se a sua bursite for muito dolorosa. Proteja a sua pele colocando uma toalha ou tecido entre a bolsa de gelo e a pele.

7. Aqueça o local: após o inchaço inicial ter reduzido, o calor de uma compressa ou bolsa térmica não será apenas agradável, mas também eliminará o excesso de fluido na bursa pelo aumento da circulação.

8. Use uma escadinha: alcançar ou puxar e empurrar na altura do ombro ou acima pode piorar a bursite do ombro. Se você não puder alcançar algo facilmente, use uma escadinha, ou melhor ainda, peça a alguém para alcançá-lo para você.

9. Entre no balanço das coisas: continuar movimentando a junta é importante, então certos exercícios são uma parte necessária do tratamento da bursite. Embora a maior parte desses exercícios devam ser recomendados por um médico, existem alguns que você pode fazer sozinho. Um exercício efetivo para a bursite no ombro é o balanço do pêndulo. Para fazer esse exercício, curve-se na cintura e apóie o seu peso inclinando o seu braço bom sobre a mesa ou encosto da cadeira. Balance o seu braço inchado para frente e para trás e depois em círculos horários e anti-horários.

10. Faça movimentos suaves com as mãos: um outro exercício que você pode fazer para restaurar a capacidade dos movimentos do seu ombro é fazer a sua mão rastejar na parede, como uma aranha. Mas faça uma aranha preguiçosa. Qualquer outra coisa além de movimento lento e gradual pode prejudicar mais do que ajudar.

Se você seguir as dicas apresentadas acima, os sintomas da bursite logo serão resolvidos.

Não ignore dor no ombro

Não seja rápido em rotular a sua dor no ombro como bursite, especialmente se a dor não melhorar após alguns dias de descanso. Existem muitas doenças para as quais uma dor no ombro é um sintoma, mas nenhuma cuja dor e inchaço devam ser ignorados.

Um exame físico solicitado por um especialista, geralmente seguido de um raio-X, é o primeiro passo para um tratamento adequado. Procure um médico se a dor no ombro estiver interferindo em suas atividades diárias ou no sono