.

domingo, 20 de janeiro de 2008

FOGACHOS

Fogachos: tratamentos disponíveis

Na medida em que a menopausa se aproxima, você pode sentir ondas de calor subindo do tórax para os ombros, pescoço e cabeça. Pode suar e, quando o suor evaporar, sentir calafrios, fraqueza ou, até, desmaiar. O rosto pode ficar avermelhado e aparecerem manchas vermelhas no tórax, pescoço e braços.
Esses episódios, chamados de "fogachos", podem durar de 30 segundos a 30 minutos, mas a maioria desaparece entre 2 e 3 minutos. A freqüência é bastante variável e podem ocorrer em qualquer período do dia ou da noite. Você pode passar por esses episódios durante um ano ou mais, ou nem sequer saber do que se trata.
Cerca de 75% das mulheres norte-americanas apresentam fogachos durante a menopausa, algumas por um período de 5 anos ou mais. Embora provoquem apenas um leve desconforto para algumas mulheres, podem ocorrer com maior freqüência e intensidade em alguns casos. Felizmente, entretanto, algumas medicações capazes de aliviar os sintomas já estão disponíveis.A droga mais eficaz no tratamento dos fogachos é o estrógeno, hormônio utilizado na terapia de reposição hormonal (TRH). No entanto, algumas mulheres não podem tomar a medicação ou preferem não fazê-lo. Nesses casos, um número cada vez maior de opções podem ser úteis.
Suplementos podem aliviar os sintomas
Caso os medicamentos prescritos pelos médicos não ajudem você, ou você dê preferência aos medicamentos alternativos, deve procurar suplementos fitoterápicos ou vitaminas.
O black cohosh é um fitoterápico aprovado na Alemanha para o tratamento de fogachos. Alguns estudos demonstraram uma eficácia 25% a 30% maior que o placebo no tratamento de pacientes com essa queixa. Na Alemanha, especialistas recomendam que o black cohosh não seja utilizado por um período ininterrupto maior que 6 meses, em doses de 20-40 mg por dia.
Em mulheres com antecedente de câncer de mama, o black cohosh geralmente não demonstrou benefícios, provavelmente pelo uso associado do tamoxifeno. Essa droga, utilizada para combater os efeitos do estrógeno e reduzir o risco de recidiva da doença, pode inibir os efeitos do black cohosh. Novos estudos estão sendo realizados para investigar melhor o papel dessa substância.
Outro suplemento que você pode experimentar é a vitamina E, capaz de aliviar casos leves de fogachos em algumas pacientes. Tendo em vista que é uma substância segura e que pode trazer outros benefícios para a saúde, é uma opção a ser levada em consideração.
Outros fitoterápicos empregados incluem o licopódio, o óleo de prímula da noite e o creme de batata doce selvagem – que também é conhecido como um creme de progesterona natural. Entretanto, ainda não existem evidências científicas sobre a eficácia desses produtos.
Soja – vale a pena experimentar?
Uma alternativa popular para combater os fogachos é a soja, que contém fitoestrógenos – estrógenos encontrados em vegetais que se comportam como uma forma mais fraca do estrógeno produzido pelo organismo humano. As isoflavonas são um tipo de fitoestrógeno encontrado em grandes quantidades nos alimentos produzidos à base de soja.
Cientistas observaram que mulheres com alimentação rica em soja – como as dospaíses asiáticos – têm menor incidência de fogachos e outros sintomas relacionados à menopausa, o que motivou estudos para avaliar os efeitos da soja na menopausa.
Embora algumas mulheres descrevam um alívio nos sintomas após ingerir dieta rica em soja, infelizmente os estudos clínicos não apresentaram resultados favoráveis. Principalmente entre mulheres com antecedente de câncer de mama que utilizavam tamoxifeno, a soja não demonstrou ser capaz de aliviar os fogachos. Outros estudos demonstraram que formas diferentes de produtos ricos em soja e isoflavonas podem ajudar um pouco a combater os sintomas da menopausa.
Tendo em vista que os fitoestrógenos atuam como o estrógeno, existe uma preocupação relacionada ao risco de câncer nas pacientes com ingestão excessiva de alimentos ricos em soja ou isoflavonas. Se você teve câncer de mama ou de ovário, procure o médico antes de tomar suplementos com soja.
Novas pesquisas devem estabelecer a maneira mais segura e eficaz de incorporar a soja na dieta. O Dr. Shuster recomenda a ingestão de alimentos contendo soja, em vez do uso de suplementos ricos em isoflavonas. Esses alimentos – incluindo o tofu e o leite de soja, dentre outros – ajudarão, pelo menos, a controlar os níveis de colesterol e a manter o coração saudável, além de diminuir o risco de alguns tipos de câncer, segundo os especialistas.
Mude seu estilo de vida
O combate aos fogachos não envolve, apenas, o uso de medicamentos e suplementos. O primeiro passo deve ser adotar mudanças na dieta e no estilo de vida.
Procure evitar alimentos quentes e apimentados, bem como as bebidas alcoólicas, que desencadeiam ondas de calor. A cafeína também pode contribuir para o aparecimento dos fogachos. Limite a ingestão de café, chás cafeinados e outras bebidas com cafeína.
Durante a menopausa, a prática regular de atividade física é muito importante, ajudando a reduzir as ondas calor. Essa é a oportunidade de adquirir um hábito saudável, seja caminhando ou praticando atividades físicas mais intensas, por pelo menos 20 a 30 minutos por dia.
Algumas mulheres têm benefícios com a meditação, exercícios de relaxamento ou técnicas de combate ao estresse. Quando não ajudam a reduzir as ondas de calor, aliviam os distúrbios do sono que se tornam mais comuns durante a perimenopausa.
Existem outras coisas que você pode fazer para melhorar os fogachos. Uma das mais importantes é usar roupas de cama e vestir roupas de algodão folgadas, facilitando a passagem de ar. Além disso, pode ser uma boa idéia abrir as janelas ou ligar um ventilador.
A menopausa pode ser um período difícil. Tente aproveitá-la para fazer mudanças positivas em sua vida. Melhorando a dieta e praticando exercícios regularmente, você conseguirá reduzir os episódios de fogachos. E o que é mais importante, você se sentirá melhor com o seu próprio corpo.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home