![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjBQptlWnl8U7FKM7SNT67K-LmqR8j0Z9VkBa3DoZDvCmcKmhI14_zrCbBLzyKv_UYVnCScheyd3oHfvPZA5-FePvk1hPE1_mrmmKB9U5pkQZoJBiGqYAG7-N3tpgew86K0yHtfOTiw55k/s400/180px-Aphthe_Unterlippe.jpg)
Afta
Afta (no círculo azul) na mucosa do lábio inferior.
Afta (ou Estomatite aftosa) é uma ferida na mucosa bucal, é uma ferida considerada limpa, pois não é provocada por microorganismo algum, como bactéria ou fungo. Caracteriza-se como áreas de erosão (com rompimento do tecido epitelial e exposição do tecido conjuntivo em qualquer local da cavidade bucal. Geralmente ocasiona reação inflamatória de intensidade leve ou moderada associada à dor, por expôr o tecido conjuntivo (e suas terminações nervosas) em contato direto com o meio bucal.
Pouco se conhece sobre a etiopatogenia das aftas. Dados científicos sobre o assunto sugerem que a aftose provavelmente seja uma manifestação comum a diversas doenças, causada por mecanismos distintos, geralmente de natureza imunológica. Geralmente a lesão regride de 1 a 2 semanas (mas pode persistir por um período incerto).
Segundo a crença popular, alimentos e frutas ácidas como o abacaxi e o limão, assim como temperos picantes, podem funcionar como possíveis indutores da formação de aftas, preferencialmente em quem já apresenta tendência para o problema. Mas os principais desencadeadores das lesões são o stress e trauma local (por doenças dentárias ou protéses mal adaptadas). Outros fatores também podem causar ou contribuir como: doenças sistêmicas, imunopatias, deficiências nutricionais, alergias, doenças auto-imunes e reações a determinados tipos de medicamentos.
2 Comentários:
Minha mãe tem muito disso
Por
Unknown, às 1 de setembro de 2008 às 16:34
Minha mãe tem muito disso
Por
Unknown, às 1 de setembro de 2008 às 16:34
Postar um comentário
<< Home