ENXAQUECA
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgxqUP5EtyhMWKgAj-vdCcV7my8CwsH_UYQUxIoJ07EiUam26EE83jd-4w9bPc_z3M40R3_vvdMc08BoDcmEjOf_2LyjLCV7MVnCzPjB8hlqngCfj5PFawHDY3y2EExlqX_GVfe4MQv41A/s400/235.gif)
Enxaqueca
Muitos fatores podem desencadear uma crise de dor nas pessoas que têm enxaqueca. Alguns deles são:
Fatores emocionais e estresse
Dormir mais ou menos que o habitual
Menstruação e fatores hormonais
Passar mais de 5 horas seguidas sem se alimentar
Certos alimentos e bebidas como frutas cítricas, café, chá e refrigerantes a base de cola, chocolates, frituras e gorduras.
Sob efeito desses fatores, é disparada uma reação dentro do sistema nervoso que faz com que seja liberada dentro dos vasos a serotonina. Com isso, os vasos diminuem de diâmetro e é iniciada a dor.
Depois, com a diminuição do volume de serotonina, acontece a vasodilatação e iniciam-se as pulsações. Nesta fase, o sistema reticular no tronco cerebral é excitado, estimulando os centros vegetativos. Por isso, algumas pessoas sentem náuseas, cólicas, taquicardia e sudorese.
O tratamento da enxaqueca é medicamentoso. Se o paciente apresentar, normalmente, uma ou duas crises por mês, é feito o tratamento com medicamentos a base de triptanos. Se apresentar mais crises, é feito o tratamento preventivo ou profilático.
0 Comentários:
Postar um comentário
<< Home