.

domingo, 12 de abril de 2009

HÉRNIA DE HIATO OU HÉRNIA HIATAL

Fisiopatologia

Ocorre quando a fragilidade do diafragma, congênita ou adquirida, permite que parte do estomago force o diafragma e invada o hiato esofagiano, causando o refluxo do conteúdo gástrico e provocando conseqüentemente esofagite.

Tratamento

A terapêutica medicamentosa consiste no emprego de agentes bloqueadores colinergicos, pra reduzir o esvaziamento gástrico e de antiácidos, para neutralizar as secreções gástricas. Quaisquer fatores que possam aumentar a pressão intra-abdominal provocam a herniacao de parte do estomago através do hiato. É o caso da obesidade, da tosse crônica, dos esforços na defecação e de roupas muito apertadas.

A correção cirúrgica é indicada para casos graves ou para aqueles nos quais o tratamento clinico resulte ineficientemente no abrandamento dos sintomas.

Dietoterapia

São prescritas seis pequenas refeições com alimentos indicados para uma dieta branda, restrita em fibra para prevenir a distensão gástrica. Maior quantidade de líquidos poderia ser dada entre as refeições, enquanto que os permitidos na hora das refeições seriam dados em pequenos tragos.

A ingestão de gordura deve ser controladas, porque as refeições gordurosas reduzem a pressão esofágica inferior. Os líquidos que irritam a mucosa esofágica tais como os sucos de laranja, de grapefruit e de tomate são eliminados da dieta. O álcool é proibido.

Implicações com a enfermagem

1 – Os pacientes devem evitar comer, pelo menos duas horas antes e de irem para cama. Deve-se planejar a distribuição da dieta de modo a prevenir a hipoglicemia matinal, dando-se uma quantidade de proteína suficiente, na ultima refeição do dia.

2 – Fornecer alimentos laxativos, para prevenir a constipação, que leva ao esforço da defecação e conseqüente aumento da pressão intra-abdominal.

3 – Aconselhar a ingestão de líquidos entre as refeições, para ajudar a prevenir a constipação.

4 – Avaliar o consumo de alimentos, para que haja taxa adequada de vitamina C, cujo déficit é possível, pela ausência de sucos cítricos e de tomate.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home