.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Saiba mais sobre hérnia de hiato e esofagite

1.O que é hérnia de hiato?

Chamamos hérnia de hiato a passagem de parte do estomago para o tórax. É muito difícil definir e saber o porque ocorrem as hérnias de hiato.

A hérnia pode ocorrer em qualquer idade. Muitas vezes as hérnias de hiato levam á esofagite de refluxo.

2.Quais são os sintomas da hérnia de hiato e da esofagite de refluxo?

O sintoma mais frequente é queimação ou dor no peito.

Além disso pode haver sensação de líquido que volta para a garganta. Algumas vezes pode haver dor ou dificuldade para engolir.

Pode haver sensação de "bolo na garganta" ou engasgos. Mais raramente pode haver gosto ácido ou amargo na boca.

Algumas pessoas tem sintomas respiratórios causados pelo refluxo como tosse seca, laringite ou faringite crônicas. Muitas vezes a laringite ou tosse não melhoram com o tratamento habitual. A esofagite está muitas vezes associada a asma ou bronquite.

Há pessoas com opressão ou peso no peito. Algumas vezes sintomas de refluxo causados pela presença da hérnia de hiato podem ser parecidos com os das doenças cardíacas. Isso causa enorme preocupação aos pacientes e familiares. Nesse caso é necessário um raciocínio clínico mais sofisticado para descobrir a causa dos sintomas.

Muitas pessoas com hérnias de hiato, no entanto, não apresentam sintomas.

3.Todas as pessoas com esofagite de refluxo tem também hérnia de hiato?

A presença de hérnia de hiato predispõe o indivíduo a ter esofagite. Existem , no entanto, inúmeras pessoas que não tem hérnia de hiato e que apresentam esofagite e refluxo. Essas pessoas apresentam fraqueza na válvula que impede o retorno do ácido do estomago para o esofago, chamada esfincter. Assim, a esofagite de refluxo pode ocorrer sem a presença da hérnia de hiato, devido a fraqueza dessa válvula(esfincter)

4.Como é diagnosticada a hernia de hiato e a esofagite?

No Brasil a maneira mais comum de saber se há hérnia de hiato e esofagite é pela Endoscopia Digestiva. Atualmente a Endoscopia é confortável. Pode-se fazer o exame dormindo com o uso de medicações modernas. O exame é rápido e seguro quando feito por médicos experientes.

5.Qual o tratamento da hérnia de hiato e da esofagite de refluxo?

Há muitas opções. De maneira geral, medicações que diminuem a produção do ácido pelo estomago são utilizadas no tratamento da esofagite de refluxo. Essas medicações são eficazes e seguras. A esofagite associada á hernia de hiato tem tendência a ser recorrente e os sintomas tendem a voltar após o tratamento. Nesses casos pode-se optar por tratamento medicamentoso a prazo mais longo. A hérnia, naturalmente, não desaparece com o tratamento clínico.Nos casos em que não há melhora com tratamento clínico ou existam complicações pode-se optar pela cirurgia. O tratamento bem orientado normalmente leva á melhora na maior parte dos casos.

Fonte: Dr. Paulo Sérgio Lopes - Médico Credenciado Care Plus - Gastroenterologista e Endoscopistadenciado Pós Graduado nas Universidades Harvard e Yale (USA) – Fone: 6128-6030

1 Comentários:

  • GOSTARIA DE SABER MAIS DETALHES SOBRE HENIA DE ESTOMAGO,MAIS DETALHES O QUE SE DEVE FAZE E QUAL O TRATAMENTO CERTO.POIS ESTOU COM UMA DESSAS HERNIA. ESTOU PROCURANDO UMA DEFINIÇÃO EXATA E UM TRATASMENTO CORRETO E Ñ ENCONTRO AQUI NA INTERNETE.FICO AGRADECIDA SE DERE-ME UMA ORIENTAÇÃO CORRETA.AGRADEÇO.

    Por Blogger ''LEYDE FERREIEA, às 8 de novembro de 2010 às 16:19  

Postar um comentário

<< Home