.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Meduloblastoma

O meduloblastoma é o tumor cerebral maligno mais comum em crianças, alcançando 20% dos casos. Ocorre, usualmente, entre 4 e 10 anos, mais em meninos do que em meninas. Éconsiderado como uma variante dos tumores neuroectodérmicos primitivos (TNEPs). Se origina no cerebelo, parte do cérebro que controla o movimento, contrapeso e a postura. Pode interferir no fluxo do líquor e se espalhar para outras partes do Sistema Nervoso Central (SNC).

Sinais da presença de meduloblastoma (sintomas)

* Perda do contrapeso (equilíbrio), dificuldade de andar, piora da escrita e fala lenta;
* Dor de cabeça de manhã ou que vai diminuindo depois de vômito;
* Náusea e vômito;
* Muito sono ou mudança incomum no nível de energia;
* Mudança da personalidade ou comportamento;
* Perda de peso ou ganho inexplicável de peso.

O aparecimento destes sintomas não significa necessariamente Meduloblastoma. Por isso, é muito importante consultar um médico.

Fatores de Risco (causas)

A causa da maioria dos tumores cerebrais na infância é desconhecida.

Exames e testes para diagnosticar (detectar/ achar) o ependimoma na infância:

* Tomografia computadorizada: método que fotografa em diferentes ângulos e com alta precisão órgãos e tecidos do corpo. Os retratos são feitos por um computador ligado a um raio-x. Pode existir a necessidade de se engolir ou injetar uma tintura na veia do paciente para ajudar o computador a enxergar mais claramente os órgãos, ossos e tecidos dentro do corpo. Além de determinar a exata localização do tumor, este exame também é capaz de determinar seu exato tamanho e extensão para outros órgãos.
* Ressonância Magnética: exame que fotografa os tecidos do corpo no sentido transversal por meio de ondas magnéticas (igual a um imã) que se alteram de acordo com o tipo de tecido do corpo que atravessam. Por ser um exame demorado, o paciente precisa ficar imobilizado. Em crianças pequenas os médicos geralmente usam sedativos ou analgésicos para evitar desconforto.
* Biópsia: remoção de células ou tecidos do tumor por meio de agulha introduzida através da pele ou por uma pequena cirurgia para retirar um pedaço do tumor. A parte removida é analisada através de um microscópio para determinar se o tumor é maligno ou não, e se for, qual o seu tipo. O Meduloblastoma após diagnosticado é removido na cirugia, normalmente seguida de radioterapia e/ou quimioterapia.

Nem todos os pacientes terão que passar por esses exames e podem ser necessários outros testes além desses apresentados. Em caso de dúvidas, pergunte ao seu médico

Fatores que influenciam nas possibilidades de recuperação e opções de tratamento:

Determinados fatores alteram o prognóstico (possibilidades de recuperação) e as opções de tratamento. Os principais são:

* A idade da criança quando o tumor foi diagnosticado
* A quantidade do tumor restante após cirugia
* Se o câncer se espalhou para outras partes do Sistema Nervoso Central (SNC) ou para outras partes do corpo, como os ossos.

Este conteúdo foi produzido a partir de entrevistas com médicos especializados e pesquisas de materiais produzidos pelo NCI – National Cancer Institute e Hospital do Câncer.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home