.

terça-feira, 23 de março de 2010

Nome científico: Loxosceles gaucho, L. laeta, L. intermedia
Nome comum: Aranha Marrom

É a aranha brasileira que possui veneno mais ativo. Tem uma coloração marrom esverdeada seu corpo total raramente ultrapassa os 3 centímetros. É uma espécie de aranha doméstica, encontrada em locais escuros e úmidos como quina de pias, rachaduras de parede, livros, telhas e tijolos empilhados. Tem como característica a teia similar a um chumaço de algodão. Muitas aranhas inofensivas se parecem e vivem nos mesmos locais da aranha marrom, mas, somente um especialista tem condição de fazer a distinção com segurança. Devido à sua fragilidade, seus acidentes ocorrem quando ela penetra dentro da roupa e, ao vestir, são pressionadas e picam. Como sua picada não é muito dolorida muitas vezes a pessoa pensam tratar-se de alguma "farpa" presa à roupa e não dão muita importância. Seu veneno produz necrose no local da picada. É necessário soroterapia específica e acompanhamento médico.

Observar roupas de cama mesa e banho antes de usar, sacudir muito bem sapatos antes de calçar. Remover frequentemente quadros, painéis e objetos pendurados. Vedar frestas buracos na parede, assoalhos e forros. Entre as aranhas venenosas existentes no Brasil a pequena aranha marrom é a mais comum. As fotos que ilustram essa matéria, revelam a evolução do ferimento causado pela picada. O veneno causa alterações na pele que pode até levar a morte. Em virtude do desmatamento a redução dos seus predadores (lagartixas, galinhas, sapos, etc...) ela adquiriu hábitos urbanos e os acidentes aumentaram.
(COMPORTAMENTO)
Essas aranhas não são agressivas e só reagem quando se sentem ameaçadas, causando assim a picada quando pressionadas contra o corpo. A maior incidência do acidente é na primavera e no verão.
(HABITAT)
Elas habitam em casca de árvores, fendas de muro, parede, forros, pilhas de tijolos, entulhos, dentro de roupas, sapatos e roupas de camas. Sua picada é indolor e só após 12 à 14 horas surge inchaço e vermelhidão, dor local e queimação com ou sem coceira. Podendo surgir bolha e necrose (morte do tecido). Edemas nas mãos, face e pés longe do local da picada.
Se ocorrer boca seca, urina escura, pouca quantidade de urina, sonolência e mal estar, CUIDADO!!! Estes são sinais de gravidade.

CONFIRA AS FOTOS DO PRIMEIRO AO DÉCIMO DIA APÓS A PICADA

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home