.

domingo, 28 de agosto de 2011

Degeneração Macular relacionada à idade (DMRI)

É uma das principais causas de perda visual após os 60 anos de idade, afetando a área central da retina (mácula), que se degenerou com a idade. A DMRI acarreta inicialmente em visão distorcida (metamorfopsia) e posteriormente em baixa visão central (mancha central) dificultando principalmente a leitura e visão de detalhes, como o reconhecimento do rosto das pessoas.

Diversos fatores podem ser associados ou creditados como favoráveis ao aparecimento da degeneração macular. Assim, pessoas de pele e olhos claros, exposição excessiva à radiação solar (radiação ultravioleta) , tabagismo e dieta rica em gorduras são fatores comprovadamente relacionados à maior incidência de degeneração macular relacionada à idade. A predisposição genética e familiar tem grande importância no seu aparecimento.

Em torno de 90% dos pacientes acometidos é observada a forma denominada de DMRI seca ou não-exsudativa e nos 10% restantes encontramos a forma exsudativa , caracterizada pelo acúmulo de líquido sob a retina e pelo desenvolvimento de vasos sangüíneos anormais sob a retina (Membrana Neovascular Subretiniana). É a forma exsudativa a principal responsável pela devastadora perda visual central referida à degeneração macular.

DEGENERAÇÃO MACULAR RELACIONADA À IDADE (DMRI)

Para a prevenção da DMRI, o uso de vitaminas, antioxidantes e óculos escuros ou de grau com proteção UVA e UVB, além de uma dieta rica em vegetais de folhas verdes e pobre em gorduras é benéfica na prevenção à DMRI.

Consultas frequentes ao oftalmologista, com exames detalhados da retina, para as pessoas com predisposição pessoal, casos presentes da doença na família e principalmente àqueles que já tem o diagnóstico ou suspeita das formas iniciais da doença são indispensáveis para se evitar o aparecimento e evolução da doença.

O tratamento da Degeneração macular se dá basicamente através do uso de substâncias anti VEGF como Bevacizumab (Avastin), Ranimizumab (Lucentis) e Pegaptanib (Macugen), esteróides (Triancinolona e Dexametasona), terapia fotodinâmica (PDT) com uso de Verteporfirina (Visudyne) e em alguns casos, fotocoagulação a laser.

DEGENERAÇÃO MACULAR RELACIONADA À IDADE (DMRI)

Injeção intra ocular de anti VEGF

Quanto mais precoce e corretamente for estabelecido o tratamento, menores tendem a ser os danos e sequelas causados pela doença, podendo muitas vezes manter preservada e estável a visão por muito tempo.

Exemplo de visão com Degeneração Macular Relacionada a Idade (DMRI):
Visão com Degeneração da Retina

AUTO AVALIAÇÃO DA MÁCULA

A forma de realizar a auto-avaliação é através do uso da Tela de Amsler.

1°) Colocar os óculos para perto, caso use.
2°) Fechar o olho esquerdo com a palma da mão.
3º) Olhar na tela com o olho direito; fixar o olhar no ponto central. Verificar se as grades estão tortas, se tem mancha ou se falta uma parte da tela.
4°) Repetir o teste tampando o olho direito e mantendo o esquerdo aberto.

Imagem 1 – Tela de Amsler para auto-avaliação
Visão com Degeneração da Retina

CASO VOCÊ VEJA ALGO SEMELHANTE AS IMAGENS ABAIXO, CONSULTE SEU OFTALMOLOGISTA.

Imagens 2, 3 e 4 – Tela de Amsler com alteração na mácula (retina)

Consulte um Oftamologista e pergunte:

"Ouvi falar de novas drogas. como Lucentis e Avastin. Elas são indicadas no meu caso? - Revista Seleções 12/07 Pag. 84

Visão com Degeneração da Retina

Visão com Degeneração da Retina

Visão com Degeneração da Retina

Texto: Conselho Brasileiro de Oftalmologia
Site: www.cbo.com.br

Fonte: http://www.umani.com.br/index.php/degeneracao-macular-relacionada-a-idade-dmri/

Outras informações:
Preço do medicamento Lucentis – Ranibizumabe

1 Comentários:

  • Meu pai tem 78 anos, tem DMRI, sendo mais avançada no olho Direito. Hoje fez a terceira aplicação de Avastin. Quando pergunto a ele, como ele está vendo agora, ele fala em alguma melhora mas não parece muito otimista. Como ele apresenta algumas complicações no próprio entendimento de sua situação já que ele tem problemas psicológicos e depressão associada, (que também está sendo tratado por neurolista pois se recusa em terapia com psiquiatra) estou sempre observando atentamente e na esperança que melhore sua visão. Gostari de manter por maior tempo possível sua indepência e qualidade de vida.

    Por Blogger MARI, às 10 de dezembro de 2014 às 15:24  

Postar um comentário

<< Home