.

sábado, 31 de maio de 2008

VERRUGAS






Verruga ( PESQUISA)
O que é?
As verrugas virais são lesões causadas pelo papilomavírus humano (HPV). São auto-inoculáveis (podem se disseminar pela pele através do contato das lesões com áreas não atingidas) e transmitidas pelo contato direto com pessoas contaminadas.
Manifestações clínicas
As verrugas virais podem se apresentar de várias formas de acordo com a sua localização:
Verruga vulgar: as lesões são verrucosas, endurecidas, de superfície áspera e coloração esbranquiçada. Algumas apresentam pontilhado escuro. Isoladas ou coalescentes, podem variar de milímetros a centímetros de diâmetro. As áreas mais atingidas são as extremidades dos membros, sendo muito frequentes nas mãos, cotovelos e joelhos. Quando atingem os cantos das unhas recebem a denominação de verrugas peri-ungueais. Mais frequentes nas crianças.
Verruga plana juvenil: as lesões são pequenas, de superfície plana e em grande número. As regiões mais atingidas são a face e os membros. Mais frequentes em adolescentes.
Verruga plantar: localizadas nas plantas dos pés estas lesões crescem para dentro da pele, devido ao peso do corpo sobre elas. Confundidas muitas vezes com calosidades as lesões, quando curetadas, mostram uma superfície irregular e pontos escuros no seu interior. São dolorosas e muitas vezes atrapalham o caminhar.
Verruga filiforme: mais frequentes na face e pescoço, este tipo de verruga forma projeções digitiformes (semelhantes a dedos) e é mais comum em pessoas idosas.
Condiloma acuminado: na região genital ou peri-anal, as lesões das verrugas são mais macias, úmidas e variam de pequenos pontos esbranquiçados a grandes lesões vegetantes (aspecto de couve-flor). Mais comum em adultos, podem ser adquiridas por transmissão sexual.
Tratamento
O tratamento das verrugas consiste na sua destruição, que pode ser feita através de procedimentos cirúrgicos (eletrocoagulação e curetagem), pela cauterização química das lesões (uso de substâncias cáusticas sobre as lesões) ou pela crioterapia (destruição das lesões pelo nitrogênio líquido). Quando as lesões ocorrem em grande número, pode ser necessária a estimulação imunológica do paciente para que o seu próprio organismo elimine as lesões. O tratamento adequado para cada caso deve ser indicado pelo médico dermatologista Associar ao tratamento o estímulo psicológico pode ser de grande ajuda. É conhecido o fato de existirem inúmeras simpatias para o tratamento das verrugas. Sendo um doença viral, o estímulo à defesa orgânica pelo subconsciente ajuda o organismo a eliminar as lesões.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home