.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008


O que é o arenavirus ?



Esta semana um empresário africano faleceu no Rio de Janeiro vítima de um vírus altamente contagioso e mortal chamado arenavirus. Muitas pessoas ficam preocupadas com o risco de uma epidemia e tem dúvidas sobre o que seria este tal de arenavirus. Para esclarecer suas dúvidas, saiba um pouco mais sobre a doença.

O arenavirus é um tipo de vírus transmitido pela urina ou fezes de roedores contaminados. O vetor da doença nos grandes centros urbanos são os ratos, mas em regiões silvestres, pode afetar a outros roedores, como lebres e coelhos. Os principais sintomas da doença depois de incubada são: febre alta, calafrios, cansaço, vermelhidão no corpo e sangramento. O sangramento normalmente ocorre por meio da urina ou das mucosas. Uma pessoa contaminada só transmite a doença a outra caso o vírus já tenha sido incubado, o que significa que entre o contágio e a incubação do vírus a pessoa terá em média de 10 a 15 dias sem nenhum tipo de sintoma. Após o aparecimento dos sintomas, o vírus passa a ser altamente contagioso, pois pode passar de uma pessoa a outra através da saliva, sangue, suor, urina, esperma e até mesmo pelas lágrimas.

Embora o africano tenha falecido no Rio de Janeiro, as autoridades de saúde acreditam que ele tenha sido contaminado em uma cirurgia que fez em seu país, pouco antes de viajar ao Brasil.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home