.

domingo, 13 de julho de 2008







A pancreatite é inflamação do pâncreas. Pancreatite aguda ocorre de forma súbita, dura período curto de tempo, e normalmente é resolvida. Já a pancreatite crônica não se resolve por si mesma e resulta da destruição lenta do pâncreas. Se a lesão no pâncreas persistir, pode-se desenvolver pancreatite crônica, que ocorre quando as enzimas digestivas atacam e destroem o pâncreas e tecidos próximos causando cicatrizes e dor. Os casos mais comuns de pancreatite crônica são resultado de muitos anos de abuso da ingestão de álcool, porém a forma crônica também pode ser resultado de um único ataque de pancreatite aguda, especialmente se os dutos pancreáticos forem danificados. Os dutos danificados fazem o pâncreas ficar inflamado, com tecidos destruídos e cicatrizes.
Causas da pancreatite crônica
Embora comum, alcoolismo não é a única causa de pancreatite crônica. As principais causas são:* Alcoolismo.* Duto pancreático bloqueado ou estreitado devido a trauma ou formação de pseudocistos.* Hereditariedade.* Causa desconhecida (idopático).
Danos decorrentes do abuso de álcool podem não aparecem por muitos anos, e então a pessoa pode ter um ataque súbito de pancreatite. Em até 70% dos pacientes adultos, a pancreatite crônica parece ter sido causada pelo alcoolismo. Essa forma é mais comum em homens, e geralmente desenvolve-se entre os 30 e 40 anos.Pancreatite hereditária geralmente começa na infância, mas pode não ser diagnosticada por vários anos. Uma pessoa com pancreatite hereditária geralmente tem os sintomas típicos que vão e vêm. O episódios duram de 2 dias a 2 semanas. Um fator determinante no diagnóstico de pancreatite hereditária é a presença da doença em dois ou mais membros da família em mais de uma geração. Tratamento para ataques individuais são geralmente os mesmos da pancreatite aguda. Cirurgia geralmente pode aliviar a dor e ajudar a administrar as complicações.Outras causas de pancreatite são:* Condições congênitas, como pancreas divisum.* Fibrose cística.* Altos níveis de cálcio no sangue (hipercalcemia).* Altos níveis de gordura no sangue (hiperlipidemia ou hipertrigliceridemia).* Alguns medicamentos.* Algumas condições auto-imunes.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home