.

segunda-feira, 14 de julho de 2008

BURSITE

BURSITES

Introdução
Quadro Clínico
Diagnóstico.
Prevenção.
Tratamento.
Qual médico procurar?
Prognóstico

Introdução

A inflamação da bolsa (ou bursa) subdeltoideana responde por mais da metade dos casos de dor no ombro - as temidas Bursites. A bursa age como uma almofada entre o músculo e o osso. A bursa reduz a fricção entre os ossos causada pelos movimentos, e torna a articulação mais flexível.

A bursite é um problema comum que freqüentemente acontece quando uma articulação é usada em excesso, como quando se está pintando uma parede. Mais raramente, a bursite pode ser causada pela gota ou uma infecção. A bursite é mais comum em pessoas que estão com excesso de peso, em idosos ou em diabéticos, embora também se desenvolva em pessoas mais jovens, saudáveis e sem uma razão clara.

Quadro Clínico

Dor ao redor das juntas (ombro, quadril, cotovelo e joelho) especialmente quando a junta é pressionada ou é movimentada.
Inchaço ou edema
Inflamação – A combinação dos sinais clássicos de vermelhidão, calor e inchaço da articulação - que são menos comuns e podem significar que a articulação está infectada
Restrição aos movimentos articulares.

Diagnóstico

Inicialmente o ortopedista irá perguntar sobre suas recentes atividades físicas e seus sintomas e depois irá examiná-lo, apertando a área dolorosa para determinar se a dor fica situada sobre a bursa. Ele irá mover a junta em várias direções da forma que se usa normalmente, mas se quando se tenta mover a junta sozinho, a pessoa pode evitar certos movimentos por causa da dor. Ele também pode solicitar Radiografias para afastar outros problemas - tendo em vista que a bursite não aparece ao exame de raios RX. Se o ortopedista suspeitar que a gota ou uma infecção podem estar causando sua bursite, ele pode solicitar um exame no qual uma amostra do líquido é retirado da bursa (líquido sinovial) e mandado para análise (exame bioquímico) e para cultura. Este é um procedimento bastante inócuo.

Outros exames que podem auxiliar o diagnóstico incluem uma Ultra-sonografia do ombro e até uma IRM (Imagem de Ressonância Magnética).

Prevenção

A melhor maneira de se prevenir a bursite é evitar os movimento repetitivos de uma junta, especialmente se você está acima do peso. Perder peso pode reduzir o risco de desenvolver uma bursite nas pernas. Se a tensão repetitiva em uma bursa não pode ser evitada, o uso de protetores pode ajudar a prevenir a bursite.

Tratamento

Deixe a área afetada descansar o máximo possível. Se você modifica suas atividades constantemente, os sintomas devem desaparecer dentro de dias ou às vezes semanas. Enquanto isso, você pode precisar tomar um remédio antiinflamatório como o diclofenaco de sódio (Voltaren ®) ou o cetoprofeno (Profenid ®) para aliviar o desconforto e reduzir a inflamação. O acetaminofen (Tylenol ®) também pode ser efetivo. Se a bursite é causada por uma infecção, você precisará tomar um antibiótico. Quando a dor é muito intensa ou não melhora rapidamente, seu médico pode injetar corticosteróide (um medicamento antiinflamatório) dentro da articulação. Porém, injeções repetidas com corticóide podem levar a uma lesão crônica.
Quando a bursite volta a aparecer na mesma junta, o médico pode optar por uma cirurgia para remover a bursa, embora seja muito raro. A cirurgia também pode ser necessária se você tiver uma infecção na bursa que não melhora apesar dos antibióticos.
Não faça automedicação - os analgésicos não devem usados em pessoas com problemas de estômago e em mulheres grávidas, oferecendo risco ao bebê;
Faça aplicações de gelo no local;
· Descubra as atividades que precipitam as crises e evite-as;
· Faça exercícios de alongamento, condicionamento muscular e dos tendões;
· A fisioterapia pode ser uma ótima aliada, mas apenas sob a orientação de um profissional especializado.

Qual médico procurar?

Procure um ortopedista o mais breve possível se você tem muita dor ou inchaço em uma junta ou próximo dela.

Prognóstico.

A bursite normalmente dura alguns dias ou semanas, mas às vezes se prolonga por meses ou anos, especialmente se a causa como o uso excessivo (uma LER - Lesão por esforço repetitivo - por exemplo), não é identificada.

A perspectiva para a maioria das pessoas com bursite é ótima. A bursite em geral melhora rapidamente com o tratamento. Um pequeno número de pessoas com bursite poderá sofrer com o problema durante um longo período. Porém, até mesmo nesses casos, a bursite raramente leva à incapacitação ou à deterioração permanente em função.

__________________________________

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home